quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ex-guerrilheiro Mujica é eleito presidente do Uruguai

Por Julio Villaverde e Patricia Avila

MONTEVIDÉU (Reuters) - O ex-guerrilheiro José Mujica venceu a eleição para a Presidência do Uruguai com a promessa de levar adiante as políticas moderadas do atual governo de esquerda, que possibilitaram ao país evitar o pior da crise econômica mundial.

"Nem vencedores, nem vencidos", declarou Mujica, de 74 anos, diante de milhares de partidários, depois de seu rival Luis Alberto Lacalle, do Partido Nacional, de centro-direita, ter reconhecido a derrota no segundo turno da eleição de domingo.

Com 96,56 por cento das urnas contabilizadas, Mujica tinha cerca de 53 por cento dos votos, contra quase 43 por cento de Lacalle, segundo dados oficiais divulgados nesta segunda-feira pela Corte Eleitoral.

O presidente eleito reiterou diante de seus partidários, na noite de domingo, que vai seguir no caminho trilhado pelo presidente Tabaré Vázquez, também da coalizão de esquerda Frente Ampla.

"Esta batalha foi travada e mantida por vocês, queridos companheiros... nem vencidos nem vencedores, apenas elegemos um governo que não é dono da verdade, que precisa de todos", disse Mujica a milhares de partidários empolgados que enfrentaram chuva e vento para festejar a vitória com ele.

Reconhecendo a vitória da Frente Ampla em discurso transmitido pela televisão, Lacalle, que governou o país com políticas liberais entre 1990 e 1995, pediu a seus partidários que deixem as diferenças políticas de lado e aceitem o governo eleito.

Montevidéu foi palco de comemorações barulhentas que se estenderam até a madrugada, começando logo após o fechamento das urnas e antes mesmo de ser divulgado qualquer resultado.

"É uma emoção indescritível. Neste momento precisamos desfrutar e pensar nos que vêm lutando por isto desde os anos 1960", disse o médico Nelson Romero, 57 anos.

Fonte: Reuters Brasil

Nenhum comentário: