terça-feira, 24 de novembro de 2009

Relatos da assembléia evidenciam caos na UFPel

Falta de condições de trabalho, equipamentos e de segurança na UFPel. Essa tem sido a rotina na universidade, segundo relataram os dos técnico-administrativos que participaram da Assembléia Geral, realizada nesta terça-feira, na sede da ASUFPel-Sindicato. Como encaminhamento, ficou deliberado que o Sindicato irá elaborar levantamento dos principais problemas para denunciar ao público interno e externo. A ASUFPel-Sindicato encaminhou solicitação de audiência com a Reitoria para tratar do assunto.

Alguns problemas relatados:

-Muro do IAD caído há mais de um mês;

-Falta de estrutura na estrada do campus;

-Falta de material diverso;

-Falta de segurança: vigilantes denunciam risco permanente de assaltos aos alunos na zona do porto; Assaltos constantes, inclusive com seqüestro relâmpago ( estudante foi largada no Capão do Leão);

-Falta de água no Campus Anglo;

-Equipamentos novos sem material, como tinta para impressora;

-Falta de estrutura nos postos de saúde;

-Hospital escola: falta de banheiro exclusivo para funcionários; áreas insalubres, área de descanso sem janela; não há local para descanso adequado, medicamentos são guardados ao lado de alimentos, improviso para atendimento; diagnóstico tardio. Já solicitaram várias vezes solicitaram melhoria para a gerência e nada foi feito. Falta de equipamentos ergonômetros para a prestação do trabalho. Há casos de stress e alcoolismo. Já foi feito denúncia ao Ministério do Público.

Em novembro do ano passado, exatamente há um ano, a ASUFPel-Sindicato já havia denunciado os problemas. Eles só se agravaram com a falta de estrutura e ineficiência administrativa.

Naquele mês, a ASUFPel denunciou que muitos dos computadores novos, impressoras multifuncionais (fax, copiadora, scanner) e outros equipamentos modernos adquiridos recentemente pela Reitoria da UFPel já estão completamente parados por falta de outros materiais básicos, como cartuchos de tinta. "Comprou-se os itens permanentes (caros), mas não houve estoque dos materiais de manutenção (baratos), sem os quais "os caros" não servem para nada.Um ano depois, a situação permanece a mesma”, afirma a coordenadora da ASUFPel, Ediane Acunha.

Até pincel marcador para quadro branco está em falta - tem professor comprando do próprio bolso ou usando emprestado de aluno. Foi comprado desinfetante em grande quantidade, mas não há bombonas para envazá-los. Assim, o jeito é esperar o produto de uma vasilha acabar para tornar a enchê-la. Pior ainda é constatar que, além de faltar o básico, sobra o desnecessário. A lista de produtos em estoque inclui coisas do arco da velha, como fita para máquina de escrever.

Para driblar a falta de alguns artigos de primeira necessidade, servidores estão até fazendo trocas de produtos, como era o costume na Idade Média, durante o Feudalismo. Uma caneta de quadro branco por dois rolos de papel higiênico. E por aí vai. Quem não tem cão...

5 comentários:

Anônimo disse...

PUXA, TEM COLEGA QUE SÓ TRABALHA TRES DIAS POR SEMANA, TERÇA, QUARTA E QUINTA SERÁ QUE NÃO TEM UMA VAGUINHA PARA MIM TAMBÉM. NÃO SOU EU QUE ESTOU INVENTADO FOI DITO PELA COLEGA NA ASSEMBLÉIA.

Anônimo disse...

Gente, o filme, aquele que tem passado todas as semanas esta de volta! estamos novamente sem água no campus do Anglo, não da nem para usar os banheiros esperamos uma ação concreta do sindicato, pois fazer politica de dentro do sindicato é barbada.

Anônimo disse...

Engraçada a mente humana: parece que o ANÔNIMO DAS LETRAS GRANDES critica a tal colega que, afirma ele, trabalha menos que deveria.Mas, ao mesmo tempo, quer uma vaguinha prá ele. Ou será que devo perceber alguma ironia no texto do amigo? Não, claro que não, ele não entenderia, por certo. Bom, então cadê a moral do delator? Ô inveja...

Anônimo disse...

Caro, ANÔNIMO DAS LETRAS GRANDES, confesso que, de início achei que tuas dificuldades estavam na leitura, depois, dadas as manifestações no blog, achei que era na escrita. Agora vejo que a tua dificuldade está toda em escutar. Me referi aos dias que trabalho a noite. Segundas e sextas inicio meu turno pela manhã.Não que isso seja da tua conta.Ou é verdade que tu és o capitão-do-mato do reitor?

Anônimo disse...

eheheheh! Chego no trabalho e deparo com isso aqui! O máximo que vamos conseguir com isso é inibir os colegas em assembléia. Se o "anônimo" queria uma vaga prá ele, porque não perguntou na assembléia como se faz? Isso só serve para instigar a fofoca dentro da ASUFPel. "Anônimo", mostra a cara e explica bem teus posicionamentos. Quem sabe alguém te escuta? Tem cerca de 10 dias que só te vejo pagando mico. Um atrás do outro. Já tu colega da direção, não perde teu tempo em responder estas bobagens, só serve para alimentar este tipo de gente. Lembra o que tivemos que enfrentar em outra época, qdo. tinhamos a direção proporcional? É este tipo de politica que querem fazer de novo. Inclusive, não esqueça, qdo. o "anônimo" aparecia, pois não era tão frequente, estava sempre do lado daquele pessoal. Não percam o tempo de vcs. nenhum dos dois. O "anônimo" não vai se legitimar fazendo fofoca. Esta tática é velha e não caimos. E vcs. da direção tem muito mais o que fazer. Como ele mesmo diz, lá na Reitoria, local que o "anonimo" conhece bem, tem muita coisa prá fazer ainda.