Lembrando novamente, os cometários ofensivos não serão publicados. Todas as críticas são benvindas e serão aceitas, mas ofensas pessoais não. O objetivo do blog é debater, no plano das idéias, os mais diversos assuntos, no entanto, ofensas e xingamentos nada acrescentam a esses debates.
Como um sindicato sério que é a ASUFPel, não podemos ser coniventes com manifestações de violência, ameaças ou quaisquer atitudes desse tipo, por esse motivo, os comentários ofensivos foram removidos.
Blog da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas, criado pela Coordenação de Divulgação e Imprensa, com o objetivo de interagir diretamente com o associado e a comunidade em geral, debatendo assuntos não só de interesse da categoria, mas de toda sociedade, de forma crítica e participativa.
7 comentários:
Estou escrevendo aqui, para manifestar meu descontentamento com relação aos comentários feitos por uma funcionária e tenho certeza de que a maioria dos servidores não concorda com tal atitude, gostaria que ela se retratasse e explicasse o que quis dizer com tais palavras, dizer que é casada com negro não justifica tal atitude.Na minha opinião foram palavras de alguém ignorante que nem pensa antes de sair soltando pérolas .Foi muito infeliz essa pessoa e espero, sinceramente que a asufpel converse com ela a respeito.Sei que é uma instituição séria e vai saber tomar a atitude correta.
Obrigada.
Carmen Lúcia Alves
Rosane:
Quando se está falando cara a cara com as pessoas , elas podem ver o que realmente queremos dizer.Mas quando se escreve é preciso que se dose bem as palavras, porque elas têm poder e muito.Foi uma declaração burra e infeliz.
Realmente, a exclusão social tem sido permanente em nosso país até agora. Entretanto, quando alguém tem coragem de mudar recebe críticas e as piores são sempre daqueles que mais dela precisam, que me parece ser o caso da autora da crònica. Melhorar é um processo constante para ser efetivo. Os docentes hoje são doutores e os cursos de extensão tem atendido um grande número da população. Claro que para os pessimistas e derrotistas mais vale fatos negativos e assim fica tudo como está e as pessoas podem continuar a por a culpa em alguém porque não conseguiu o que seu vizinho com muito estudo e garra alcançou. As cotas não são ideais, mas são necessárias neste momento, sejam elas para negros como para estes e brancos pobres. Tirar os últimos não deixa de ser exclusão étnica. É mais um fator de inclusão. Aconselho a autora a pensar muito antes de escrever, para que depois não acuse os outros de entender mal o que ela escreve.
Olha, me parece que as explicações dadas pela servidora já foram suficientes para esclarecer a situação.
Pode ser que alguns tenham razão em dizer que o texto não foi tão bem escrito, que não atingiu todas as pessoas, e por isso alguns possam se sentir ofendidos.
Mas a questão é: quem conhece essa servidora, que sabe que ela luta pelas causas negras, pelas cotas sociais, sinceramente, podem acusá-la de racista? Me parece que não! Até pode ter havido uma má interpretação do texto e a consequente indignação de alguns, mas me parece também evidente que jamais houve por parte da servidora ofender os afro-descendentes! Se fosse o contrário, várias pessoas ligadas ao próprio movimento negro não estariam ao lado dela, como de fato estão.
Definitivamente, as pessoas estão com dificuldades em ler e escrever. A ASUFPel JÁ se manifestou a respeito aqui no blog. Foi clara. A colega tbém JÁ se manifestou a respeito. E não deu como justificativa estar casada com um negro. Leiam. Gostem ou não, as explicações foram dadas. Pelas manifestações das pessoas, inclusive ligadas ao Mov. Negro, ninguém acredita que a Rosane é racista. O que está parecendo é que algumas pessoas ligadas as Prof. Cesar estão dispostas a acabar com nosso sindicato. Nosso sindicato sempre foi de luta. É reconhecido e respeitado nacionalmente. Acabou com a cara nova que ele queria mostrar neste último mandado. Desmascarou o "ímpeto" democrático que ele estava tentando retratar. Pensei que tinham aprendido naquela reunião louca da Odonto. Mas não, continuam cobra mandada do Dr. Cesar para garantir os empregos dos filhos. Ah, e ainda assinam para mostrar ao DR. que estão fazendo sua defesa. Não te preocupa colega, todo mundo sabe a quem vcs. estão servindo. Por fabor, blog da ASUFPel, publiquem isto. É importante que a gente mantenha este canal de comunicação e possamos a nossos colegas que queremos ESTE sindicato. Tenho certeza que não ofendi ninguém. A Rosane, sim, foi ofendida e caluniada. Espero que entre com um processo de difamação contra esta ONG.
POSSO GARANTIR QUE NÃO SOU DE NENHUM SINDICATO, E O QUE SE LÊ NAS ENTRELINHAS É ISSO: "OS BRANCOS SÃO MELHORES QUE OS NEGROS EM QUALQUER NÍVEL SOCIAL OU SITUAÇÃO."
OU ENTÃO A AUTORA DO ARTIGO ESTÁ FILOSOFANDO.
AS PESSOAS NÃO SÃO IGNORANTES À PONTO DE NÃO ENTENDER UM SIMPLES ARTIGO DA FORMA TÃO CLARA COMO FOI ESCRITO.
Pelo visto a celeuma continua...
Gente, façamos o seguinte: vamos ler o artigo inteiro da Rosane, e não partes isoladas como muitos fizeram e saíram tirando conclusões antecipadas.
Se fizermos isso, tenho absoluta convicção de que vamos perceber que o texto não é preconceituoso, pelo contrário, basta ler o texto sem pré-julgamentos.
Mas vamos um pouco mais além, vamos analisar a trajetória de vida e política da Rosane...Ela sempre defendeu as cotas raciais, defendeu abertamente as questões raciais e sempre se posicionou contra qualquer tipo de preconceito. Tanto é verdade que várias pessoas ligadas ao próprio Movimento Negro estão lhe dando apoio!
Então, vamos deixar a intolerância e as opiniões pré-formadas de lado e vamos parar de acusá-la de criminosa, porque isso ela não é e jamais foi!
Desconfio de interesses por trás disso tudo, mas como não pretendo fazer o que fizeram com a Rosane, prefiro não acusar ninguém!
E por favor, passemos à próxima pauta! Mais uma vez teremos um vestibular na Ufpel sem a existência das cotas raciais e estamos perdendo tempo em não discutir isso com a sociedade!
Postar um comentário