sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Comentários

Lembrando novamente, os cometários ofensivos não serão publicados. Todas as críticas são benvindas e serão aceitas, mas ofensas pessoais não. O objetivo do blog é debater, no plano das idéias, os mais diversos assuntos, no entanto, ofensas e xingamentos nada acrescentam a esses debates.
Como um sindicato sério que é a ASUFPel, não podemos ser coniventes com manifestações de violência, ameaças ou quaisquer atitudes desse tipo, por esse motivo, os comentários ofensivos foram removidos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Estou escrevendo aqui, para manifestar meu descontentamento com relação aos comentários feitos por uma funcionária e tenho certeza de que a maioria dos servidores não concorda com tal atitude, gostaria que ela se retratasse e explicasse o que quis dizer com tais palavras, dizer que é casada com negro não justifica tal atitude.Na minha opinião foram palavras de alguém ignorante que nem pensa antes de sair soltando pérolas .Foi muito infeliz essa pessoa e espero, sinceramente que a asufpel converse com ela a respeito.Sei que é uma instituição séria e vai saber tomar a atitude correta.
Obrigada.
Carmen Lúcia Alves

Anônimo disse...

Rosane:
Quando se está falando cara a cara com as pessoas , elas podem ver o que realmente queremos dizer.Mas quando se escreve é preciso que se dose bem as palavras, porque elas têm poder e muito.Foi uma declaração burra e infeliz.

Anônimo disse...

Realmente, a exclusão social tem sido permanente em nosso país até agora. Entretanto, quando alguém tem coragem de mudar recebe críticas e as piores são sempre daqueles que mais dela precisam, que me parece ser o caso da autora da crònica. Melhorar é um processo constante para ser efetivo. Os docentes hoje são doutores e os cursos de extensão tem atendido um grande número da população. Claro que para os pessimistas e derrotistas mais vale fatos negativos e assim fica tudo como está e as pessoas podem continuar a por a culpa em alguém porque não conseguiu o que seu vizinho com muito estudo e garra alcançou. As cotas não são ideais, mas são necessárias neste momento, sejam elas para negros como para estes e brancos pobres. Tirar os últimos não deixa de ser exclusão étnica. É mais um fator de inclusão. Aconselho a autora a pensar muito antes de escrever, para que depois não acuse os outros de entender mal o que ela escreve.

Anônimo disse...

Olha, me parece que as explicações dadas pela servidora já foram suficientes para esclarecer a situação.
Pode ser que alguns tenham razão em dizer que o texto não foi tão bem escrito, que não atingiu todas as pessoas, e por isso alguns possam se sentir ofendidos.
Mas a questão é: quem conhece essa servidora, que sabe que ela luta pelas causas negras, pelas cotas sociais, sinceramente, podem acusá-la de racista? Me parece que não! Até pode ter havido uma má interpretação do texto e a consequente indignação de alguns, mas me parece também evidente que jamais houve por parte da servidora ofender os afro-descendentes! Se fosse o contrário, várias pessoas ligadas ao próprio movimento negro não estariam ao lado dela, como de fato estão.

Anônimo disse...

Definitivamente, as pessoas estão com dificuldades em ler e escrever. A ASUFPel JÁ se manifestou a respeito aqui no blog. Foi clara. A colega tbém JÁ se manifestou a respeito. E não deu como justificativa estar casada com um negro. Leiam. Gostem ou não, as explicações foram dadas. Pelas manifestações das pessoas, inclusive ligadas ao Mov. Negro, ninguém acredita que a Rosane é racista. O que está parecendo é que algumas pessoas ligadas as Prof. Cesar estão dispostas a acabar com nosso sindicato. Nosso sindicato sempre foi de luta. É reconhecido e respeitado nacionalmente. Acabou com a cara nova que ele queria mostrar neste último mandado. Desmascarou o "ímpeto" democrático que ele estava tentando retratar. Pensei que tinham aprendido naquela reunião louca da Odonto. Mas não, continuam cobra mandada do Dr. Cesar para garantir os empregos dos filhos. Ah, e ainda assinam para mostrar ao DR. que estão fazendo sua defesa. Não te preocupa colega, todo mundo sabe a quem vcs. estão servindo. Por fabor, blog da ASUFPel, publiquem isto. É importante que a gente mantenha este canal de comunicação e possamos a nossos colegas que queremos ESTE sindicato. Tenho certeza que não ofendi ninguém. A Rosane, sim, foi ofendida e caluniada. Espero que entre com um processo de difamação contra esta ONG.

Anônimo disse...

POSSO GARANTIR QUE NÃO SOU DE NENHUM SINDICATO, E O QUE SE LÊ NAS ENTRELINHAS É ISSO: "OS BRANCOS SÃO MELHORES QUE OS NEGROS EM QUALQUER NÍVEL SOCIAL OU SITUAÇÃO."
OU ENTÃO A AUTORA DO ARTIGO ESTÁ FILOSOFANDO.
AS PESSOAS NÃO SÃO IGNORANTES À PONTO DE NÃO ENTENDER UM SIMPLES ARTIGO DA FORMA TÃO CLARA COMO FOI ESCRITO.

Anônimo disse...

Pelo visto a celeuma continua...
Gente, façamos o seguinte: vamos ler o artigo inteiro da Rosane, e não partes isoladas como muitos fizeram e saíram tirando conclusões antecipadas.
Se fizermos isso, tenho absoluta convicção de que vamos perceber que o texto não é preconceituoso, pelo contrário, basta ler o texto sem pré-julgamentos.
Mas vamos um pouco mais além, vamos analisar a trajetória de vida e política da Rosane...Ela sempre defendeu as cotas raciais, defendeu abertamente as questões raciais e sempre se posicionou contra qualquer tipo de preconceito. Tanto é verdade que várias pessoas ligadas ao próprio Movimento Negro estão lhe dando apoio!
Então, vamos deixar a intolerância e as opiniões pré-formadas de lado e vamos parar de acusá-la de criminosa, porque isso ela não é e jamais foi!
Desconfio de interesses por trás disso tudo, mas como não pretendo fazer o que fizeram com a Rosane, prefiro não acusar ninguém!
E por favor, passemos à próxima pauta! Mais uma vez teremos um vestibular na Ufpel sem a existência das cotas raciais e estamos perdendo tempo em não discutir isso com a sociedade!