sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sobre a Crônica

Este texto foi encaminhado por e.mail, por um colega servidor, que se manifesta a respeito da crônica da servidora Rosane, publicada aqui no blog e no jornal da ASUFPel do mês de setembro.
Segue abaixo a íntegra do texto.

Pelotas, 22/10/2008

Li a crônica da "colega" que pretendeu ser irônica sem saber sê-la.
Escrever é uma arte e a palavra lançada no papel tem de traduzir o pensamento e a intenção do autor. Como foi escrito, traduziu um pensamento que, "ironicamente" era o oposto do pretendido no texto pela autora. Observa
que o texto traz situações objetivas. A cerrada observação crítica sobre os números de chefias e da quase impossibilidade de se galgarem postos na hierarquia universitária pela falta de apoio das "chefias", é uma delas.
no que concerne à situação dos "SERVIDORES NEGROS", (infeliz enfoque), o tom pretensamente irônico se confundiu com o resto do texto, que não era irônico.
A nossa "colega" precisa saber que o papel aceita tudo, e as palavras colocadas nele trazem seu significado. Tu não escreves algo querendo dizer outra coisa. A ironia é uma faca de dois GUMES. Há que saber utilizá-la e, no caso da nossa "colega", ela não soube. Teu texto mereceu as críticas sofridas. Tua retratação posterior ajuda a redimi-la, mas não significará para muitos que leram o que escreveste um perdão concedido incondicionalmente. Alias, tu deverias te desculpar-se sim pelo que escreveste, explicando o que na realidade pretendias ter escrito.
Até mesmo em tua retratação notei que a mesma não sabe, realmente, é escrever de acordo com o que pensas.
Ou então é ato falho, e aí, bem, aí é caso para analise FREUDIANA, o que não me compete.

Arlindo Cesar Prestes D'Avila

10 comentários:

Anônimo disse...

Quem conhece a Rosane sabe da excelente pessoa que é e de suas boas intenções. Como ela é uma pessoa que se posiciona, principalmente em relação aos professores, estão fazendo uma panacéia para prejudicá-la. Ela explicou sua tentativa de fazer um texto irônico. O que mais querem que ela faça?

Anônimo disse...

Sabem o que é engraçado em tudo isto? É que a Rosane foi irônica no texto todo e só viram isto na parte que fala dos afros. Isto está me lembrando o que ocorreu já faz algum tempo em relação a umas camisetas que a ASUFPel fez e que tinha um par de mãos negras segurando um nenezinho. As camisetas tiveram que ser tiradas de circulação porque o movimento negro considerou desrespeitoso. Será que isso é desrespeitoso mesmo? E se fosse o contrário tbém seria? Ou será que não podemos nos considerar como seres iguais que devem se abraçar e se tocar independente de sua etnia? Eu li o texto e entendi da maneira que a colega disse que tinha intenção. Me parece que está em jogo aí outro tipo de disputa. Colegas, não caiam nessa!

Anônimo disse...

Parece-me que o "colega" (porque ele grifou o colega no texto? Por via das dúvidas, farei o mesmo) Arlindo é vidente. Diz que a Rosane não sabe escrever o que pensa. Se ele sabia o que ela pensava porque levantou toda esta polêmica?

Anônimo disse...

Ao ler o texto feito pela Rosane percebe-se que a ironia e ambiguidade estão presente em sua escrita. Quem não a conhece e não vivencia os conflitos políticos existentes em nossa Universidade pode sim entender como ofença suas palavras. Mas todo este processo nos leva aqui a relefletir as marcas do racismo estrutural existente na sociedade brasileira.Quem muitas vezes sem perceber, tantos negros como não negros,se utilizam dessas expressões racistas que historicamente retratam nossa desigualdade racial.Pois é o que tá escrito e publicado não tem como voltar a atrás, mas pode e deve ser problematizado e debatido. Sei que a Rosane defende as Cotas, e seria de tamanha falta de inteligência (coisa que não é o caso da Rosane) alguem se manisfetar publicamente contra a etnia negra e contra sua inserção na sociedade, já que o racismo existente no Brasil, como diz Florestan Fernandes, é um racismo camuflado, um racismo que não tem nome, nem endereço. Este racismo sim em outras manifestações até mesmo as manifestações não intencionais. Em fim , essa historia toda nos serve como lição para tomar muito cuidado com nossas palavras principalmente no que se refere a etnia negra e todo seu processo de escravidão e exclusão. Contudo o que posso dizer conhecendo a Rosane, o que lhe faltou foi medir as plavras "enegrecer " seu discurso, pois quem não a conhece pode levar para um lado de ofença, e quem a comhece sabe que ela esta sendo ironica. O que lhe faltou foi contextualizar tal ironia.O que me leva a crer que até a propria Rosane pôde está sendo vitma deste racismo camufaldo de nossa sociedade que atinge a todos nos negros e não negros.

Anônimo disse...

Oi Arlindo
Li agora teu texto (estava de licença). Não, não estava internada, apenas me casei. Dependendo do ponto de vista, alguns dizem que eu e o digníssimo podemos estar loucos mesmo. Vi que tua crítica mostra teu entendimento em relação ao texto. Colocas que acabaste por entender (somente depois de meu esclarecimento) a minha intenção. Fico agradecida por isto, pois revelas que acreditas que minha intenção foi boa, apesar de entenderes que a maneira foi infeliz. Algumas pessoas entenderam o texto da mesma maneira que tu. Espero que tenha esclarecido o assunto. Pena que a intenção fosse boa mas a maneira não foi clara. Ressalto que não estou me julgando ou julgando a outros, estou apenas expressando meu jeito de ser. A ironia faz parte do meu humor, mas, realmente, não são todos que entendem assim. Procurarei ser mais atenta a estes fatores. Sou casada com um negro, o que demonstra claramente que jamais poderia ser racista. De toda maneira, fico muito feliz em saber que tu fizeste a crítica e, pode acreditar, estou levando em consideração tuas ponderações. Mas fico mais feliz ainda em saber que tu és um afro-descendente que está lutando e és capaz de te indignar com pessoas que se revelam da maneira que tu achaste que fiz. Apenas tentei ser irônica e para muitos não fui. Saiba apenas, que, neste caso, minha causa é a mesma tua. Um abração. Rosane

Anônimo disse...

Meu Deus do céu. Não é a Rosane que não sabe escrever, são as pessoas em geral que não conseguem distinguir um texto preconceituoso de uma IRONIA CLARA E EVIDENTE, como à contida no referido texto.
Será que é a Rosane que precisa procurar um professor de português, ou são as pessoas que precisam ler e aprender a ler mais?
Mauro

Anônimo disse...

NÃO FALEM EM MEU NOME.

SOU NEGRO. NÃO ESTOU COM ESTA DECLARAÇÃO BUSCANDO TORTURAR O ÓBVIO. TAMBÉM NÃO ESTOU TENTANDO ME COLOCAR COMO O UNICO CAPAZ DE ENTENDER E SENTIR AS DORES CAUSADAS PELA HISTÓRIA PASSADA E PRESENTE VIVENCIADAS PELOS NEGROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-POLÍTICO, ECONÔMICO E CULTURAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA.
SÓ ESTOU TENTANDO COLOCAR A POSSIBILIDADE DE UM OLHAR, AINDA QUE NEGRO, DIFERENTE SOBRE O FATO EM TELA.
CONHEÇO ALGUNS DOS BRAVOS LUTADORES QUE BUSCAM EM NOSSA CIDADE ORGANIZAR AS DEMANDAS DA POPULAÇÃO NEGRA.QUE BUSCAM NO SEU DIA-A-DIA CONSTRUIR MOMENTOS ONDE POSSA SER MOSTRADO QUE A CIDADANIA COMEÇA QUANDO TEMOS AFIRMADO A CONSCIÊNCIA DO DIREITO A TER DIREITO. EU OS RESPEITO.
CONHEÇO ROSANE BRANDÃO,TEMOS ALGUMAS DISCORDÂNCIAS POLÍTICAS, AS VEZES NA ANALISE, AS VEZES NO ENCAMINHAMENTO, MAS NADA QUE NOS IMPEÇA DE ESTARMOS LADO A LADO NA AÇÃO;SEMPRE REFERÊNCIADOS PELO DESEJO DE COLETIVAMENTE CONSTRUIRMOS UM NOVO MUNDO, ONDE A PROMOÇÃO DA EMANCIPAÇÃO E FELICIDADE GERAL SEJA O OBJETIVO DE TODOS.CONSIDERO ROSANE UMA COMPANHEIRA NA LUTA.
ISTO POSTO, PENSO TER LOCALIZADO O LUGAR DE ONDE ASSISTO O QUE ESTA OCORRENDO. E PELO QUE VEJO TUDO ISSO NÃO PASSA DE UM MAL ENTENDIDO.
ROSANE TENTA NO TEXTO INTEIRO MOSTRAR UMA LINHA DE PENSAMENTO QUE EXISTE SIM, NA UNIVERSIDADE E NA SOCIEDADE. COM CERTEZA ESTE SEGMENTO CONSERVADOR DA "CLASSE MÉDIA" EM NADA SEDUZ A MILITANTE ROSANE. CONCORDO QUE NA FORMA COMO SE APRESENTA O TEXTO ELE ABRE A POSSIBILIDADE DE QUE SEJAM FEITAS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES, MAS NA MEDIDA EM QUE ESTAMOS TRATANDO DE UM RELACIONAMENTO QUE SE ESTABELECE ENTRE ENTIDADES (ÉTNICA/SINDICAL) E MILITANTES DESTAS ENTIDADES ME PARECE MAIS PRUDENTE QUE SE BUSQUE NO MINIMO SABER QUEM ESTA ESCREVENDO? QUAL SUA TRAJETÓRIA? SEGUIR IMPULSOS APRIORÍSTICOS QUE NOS LEVAM A BUSCAR PROTEÇÃO DAQUELES QUE NOS OPRIMEM (JUSTIÇA BURGUESA)NÃO ME PARECE O MELHOR ENCAMINHAMENTO.
O TEXTO DE ROSANE APRESENTA ALGUNS PONTOS QUE DEVEM SER DISCUTIDOS PELO MOVIMENTO NEGRO E COM CERTEZA ELA NÃO SE FURTARIA DE ESTAR PRESENTE:
-DE ONDE VEM? A QUEM EFETIVAMENTE SERVEM OS ATUAIS PROGRAMAS DE INCLUSÃO SOCIAL?
- NO QUE DIZ RESPEITO AO INGRESSO DIFERENCIADO NO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR ESTA É UMA DISCUSSÃO A SER FEITA PELA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA MAS QUE DEVE SER BALIZADA PELOS MOVIMENTOS EXTERNOS, ENTÃO, DE QUE FORMA ESTA POLÍTICA DEVE SER IMPLEMENTADA?
- DE QUE FORMA DE DARÁ A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAREM POR ESTAS MODALIDADE?
RESPEITO, REPITO, AS MULHERES E HOMENS QUE DÃO VIDA AO MOVIMENTO NEGRO EM PELOTAS.MAS NÃO CONCORDO COM O PROCEDIMENTO DADO A ESTE TEMA. NÃO CONCORDO PORQUE ACHO QUE NÃO FOI FEITA A MELHOR LEITURA DO TEXTO. NÃO CONCORDO PORQUE CONSIDERO QUE A QUESTÃO ÉTNICA/RACIAL, AQUI MAIS ESPECIFICAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A POPULAÇÃO NEGRA,PARA SER RESOLVIDA PRECISARÁ CONTAR COM A FORÇA DOS DEMAIS SETORES DO QUE PODEMOS CHAMAR, AINDA, DE SOCIEDADE CIVIL.DENTRE ESTES DEVEMOS BUSCAR NOSSOS PARCEIROS; E COM CERTEZA A ASUFPEL E ROSANE ESTARÃO ENTRE ELES. E PARCEIROS RESOLVEM SUAS QUERELAS DE OUTRA FORMA.
GOSTARIA QUE SE BUSCASSE UMA OUTRA FORMA PARA DAR UM ENCERRAMENTO A ESTE MAL ENTENDIDO QUE JA CAUSOU SERIOS PREJUIZOS A QUEM SEMPRE ESTEVE E CONTINUARA COM CERTEZA LUTANDO AO LADO DO MOVIMENTO NEGRO.
ENQUANTO ISSO ME RESTA DIZER QUE O MOVIMENTO NEGRO NÃO ESTA FALANDO EM MEU NOME. EM NADA ME SENTI AGREDIDO, AO CONTRÁRIO RECONHEÇO NO TEXTO A BUSCA DE SE COLOCAR NA PAUTA DA COMUNIDADE UNIVERSITARIA UMA DISCUSSÃO SOBRE UM TEMA AO QUAL TODOS TERÃO DE SE POSICIONAR.

DON OBÁ

Anônimo disse...

Negra Lisa..
Bom acho que estamos esquecendo nessa estória toda o real motivo que nos levou a essa grande discussão, as COTAS.
Como fiquei um tempo afastada de Pelotas fiquei surpreso com tudo que vi nos meios de comunicação e para não agir como alguns desavisados, procurei conversar com alguns amigos e me por a par dos fatos, deixo ao leitor a analise das respostas que obtive.

UFPEL x COTAS

*A um tempo atrás a UFPel abriu uma rodada de negociações sobre as cotas uma espécie de grupo de trabalho, ao qual compareceu um numero reduzido de interresados a maior reunião durante o período de trabalho contou com a presença de 15 pessoas,o grupo era coordenado por um funcionário da Reitoria pessoa conhecida por todos no cenário político da esquerda.
( informação que recebi de um amigo que compareceu a uma dessas reuniões ).
Fiquei triste ao saber disso afinal a UFPel conta hoje com mais de 10.000 pessoas em sua comunidade Universitária.

POLÍTICA

Uma breve passagem pelas postagens acima e percebo claramente intenções políticas no meio, qualquer um que tenha vivido um pouco mais percebe o real interrese de alguns, fatos destorcidos, sem a menor possibilidade de encarar a razão.

Anônimo disse...

LI O ARTIGO E O QUE ESTÁ ESCRITO ESTÁ ESCRITO. A AUTORA MOSTROU QUE É PRECONCEITUOSA ATRAVÉS DE SEUS COMENTÁRIOS IRÔNICOS. ALIÁS, MUITAS PESSOAS SE ENGANAM EM PENSAR QUE NO BRASIL NÃO HÁ RACISTAS, PELO CONTRÁRIO; É NAS ENTRELINHAS QUE ELES SE DECLARAM E TORNAM PÚBLICO SEUS PRECONCEITOS. OPINIÕES ACERCA DE SE É CONTRA OU À FAVOR DAS COTAS EXISTEM E DEVEM SER RESPEITADAS, PORÉM, NÃO DEVEMOS FAZÊ-LAS DE FORMA PRECONCEITUOSA. NOSSO DIREITO ACABA ONDE O DO PRÓXIMO COMEÇA.

Anônimo disse...

"O que está escrito está escrito"...Essa frase foi dita por um dos comentaristas acima. Nisso ele tem razão, mas a questão, ao que me parece, vai bem além!
Primeiro, as palavras têm um sentido, assim como um texto escrito deve ser contextualizado. Quem lê o texto inteiro da servidora vê que ela não pensa da forma como escreveu, basta ler o texto inteiro e não partes isoladas, como alguns fizeram e tiraram conclusões antecipadamente.
Além disso, todos conhecem a Rosane e sabem que ela sempre militou a favor das questões raciais, sempre defendeu as cotas para que houvesse mais inclusão na universidade.
Podem até dizer que o texto por algum motivo foi equivocado, que ela talvez não tenha conseguido expressar bem o que a grande parte da nossa sociedade pensa dos afrodescendentes, porque, evidentemente, o preconceito existe, seja ele velado, seja ele explícito.
Agora, daí a taxar a Rosane de racista e de criminosa nos faz pensar que está havendo uma total inversão de conceitos...
Afinal, quem é que está sofrendo preconceito por ter sido acusada de um crime? Quem é que está sendo caluniada e injuriada em escolas e na imprensa sem que possa ao menos se defender? Qual interesse estaria por trás disso?
Pensemos todos nisso antes de tirarmos conclusões antecipadas...