quinta-feira, 7 de julho de 2011

Eleição dos técnico-administrativos no Conselho Universitário da UFPel: Para nós, a democracia é coisa séria

Numa tentativa de golpear a democracia na UFPel, o reitor César Borges - após amargar uma derrota eleitoral avassaladora – surpreendeu a comunidade universitária na segunda-feira, dia 04/06, declarando a nulidade do processo que elegeu os sete técnico-administrativos que irão representar a categoria no Conselho Universitário (CONSUN).

A ELEIÇÃO

Com total transparência e respeito ao processo eleitoral, no dia 29 de junho de 2011, realizou-se a eleição dos representantes dos servidores técnico-administrativos no Conselho Universitário da UFPel. Quinze duplas estavam inscritas, disputando as sete vagas. Como ocorre sempre que há eleição, a ASUFPel-Sindicato apóia sete duplas que se comprometem a participar do CONSUN encaminhando as pautas deliberadas pela categoria em seu fórum legítimo – o sindicato. Essas sete duplas foram compostas a partir de um debate sobre esse compromisso e, ao entenderem por assumi-lo, tiveram apoio da ASUFPel para a divulgação de suas candidaturas.

O processo eleitoral foi tranquilo, conduzido por uma comissão eleitoral composta, como de costume, por servidores técnico-administrativos indicados pela ASUFPel-Sindicato a partir de um pedido do Vice-Reitor e designada por portaria do Reitor da UFPel. Como historicamente ocorre, a eleição ocorreu em diversas unidades da UFPel, que sediaram as urnas, tendo também urnas volantes e uma urna na ASUFPel.

Após o encerramento da votação, o escrutínio ocorreu no salão de festas da ASUFPel, com a presença de vários candidatos, que acompanharam a apuração até o final, já na madrugada do dia 30/06.

Numa clara demonstração de apoio e aprovação da categoria dos servidores técnico-administrativos da UFPel a proposta da ASUFPel, foram eleitas as sete duplas apoiadas pelo sindicato, conforme nominata abaixo:

1º Edimar Gonçalves Ribeiro

Márcia Cristina Duarte Lopes

2º Willi Wetzel Jr.

Paulo Luiz Crizel Koschier

3º Vilson Borba Pinto

Daize Duarte Sampaio

4º Mara Lúcia Vasconcelos da Costa

João Paulo Voltan Adamoli

5º Ediane Sievers Acunha

Ari Dalvo Rossler Carré

6º Gustavo Alves Andrade

Maria Tereza Tavares Fujii

7º Rosendo da Rosa Caetano

Darci Cardoso da Silva

A ação do Reitor César Borges é um flagrante desrespeito a vontade daqueles que se manifestaram legitimamente através do voto, escolhendo, como seus representantes, servidores que estão comprometidos com as pautas da categoria e não com a administração da universidade,

Nós - candidatos, apoiadores e coordenadores do sindicato - repudiamos o autoritarismo e não aceitaremos passivamente esse desrespeito a uma manifestação democrática dos técnico-administrativos de nossa instituição!

Nenhum comentário: