quinta-feira, 17 de junho de 2010

Copa do mundo e a UFPel

Ediane Acunha- Coordenadora Geral da ASUFPel

Em portaria emitida pelo Gabinete do Reitor, ficou determinado que nos dias em que a Seleção Brasileira jogar à tarde, o expediente na UFPel será das 8 às 14h. Foi o que ocorreu ontem.
No entanto, esqueceram que, no campus Capao do Leão as atividades administrativas resumem-se aos departamentos e colegiados de curso e à Prefeitura do Campus, o resto é atividade acadêmica.
O que isso quer dizer? Que a grande maioria das centenas de pessoas que vêm ao campus todos os dias, vem para assistir ou ministrar aulas. Dessa forma, se o expediente encerra às 14h, quem tinha aulas no turno da manhã, vai embora ao meio dia, como todos os dias e quem tem aula de manhã e de tarde, também vai embora ao meio dia, pois as aulas da tarde começam às 14h, quando o expediente se encerra.
O que deveria ter sido feito com o transporte para a cidade? Reforçar a frota para que centenas de pessoas que vem para as atividades acadêmicas possam voltar à cidade ao meio dia e deixar um número normal de ônibus às 14h para aquela minoria administrativa retornar, certo? Errado!!! As empresas de ônibus concentraram os carros às 14h e reduziram os das 12h. Normalmente saem ônibus ao meio dia para o centro e para os bairros da cidade, mas ontem sairiam apenas dois para o centro às 12h e o restante sairia às 14h.
Obviamente a estratégia falhou e centenas de pessoas ficaram presas no campus Capão do Leão à espera de transporte. Formou-se uma verdadeira multidão na calçada de onde normalmente os ônibus partem e o fiscal da empresa Santa Silvana, sr. Paulo Harter, teve que fazer mágica para atender àquele povo todo. Ele pediu reforço para a garagem e foram mandados vários carros extras, mas o atraso na partida foi de até 1h. Algumas pessoas ficaram na parada do ônibus das 12 às 13h esperando um ônibus para poder voltar à cidade. Eles iam estacionando aos pares e partindo lotados, sem dar vencimento de carregar as centenas de pessoas que aguardavam impacientes para retornar ao centro da cidade.
O transporte no campus Capão do Leão sempre foi um problema e, depois que a reitoria foi para a cidade, o problema se agravou. O horário administrativo é sempre considerado como prioriadade e o horário das atividades acadêmicas fica prejudicado. A administração usa os ônibus para "prender" os técnico-administrativos nos seus locias de trabalho e com isso os estudantes e docentes, que também, dependem dos ônibus e tem horários diferentes, sempre são prejudicados.
Vamos ver como será o procedimento para os próximos jogos! Na sexta, em que o Brasil joga pela manhã, o expediente encerra-se às 10h e retorna às 14h.

Nenhum comentário: