Falta de material faz lembrar Idade Média
servidores enfrentam a falta de material de manutenção trocando artigos de primeira necessidade, como papel higiênico e canetas para quadro branco. A Direção do Departamento de Material e Patrimônio diz estar estudando meios para acabar com os atrasos em 2009.
Muitos dos computadores novos, impressoras multifuncionais (fax, copiadora, scanner) e outros equipamentos modernos adquiridos pela Reitoria da UFPel no início deste ano já estão completamente parados por falta de outros materiais básicos, como cartuchos de tinta. Comprou-se os itens permanentes (caros), mas não houve estoque dos materiais de manutenção (baratos), sem os quais "os caros" não servem para nada. E as incoerências não param por aí...
Até pincel marcador para quadro branco está em falta - tem professor comprando do próprio bolso ou usando emprestado de aluno. Foi comprado desinfetante em grande quantidade, mas não há bombonas para envazá-lo. Assim, o jeito é esperar o produto de uma vasilha acabar para tornar a enchê-la. Pior ainda é constatar que, além de faltar o básico, sobra o desnecessário. A lista de produtos em estoque inclui coisas do arco da velha, como fita para máquina de escrever.
Para driblar a falta de alguns artigos de primeira necessidade, servidores estão até fazendo trocas de produtos, como era o costume na Idade Média, durante o Feudalismo. Uma caneta de quadro branco por dois rolos de papel higiênico. E por aí vai. Quem não tem cão...
PLANEJAMENTO
Diretora do Departamento de Material e Patrimônio da UFPel, Kelly Huckembeck explica que todos os pedidos têm, obrigatoriamente, que serem feitos através de pregão eletrônico, um tipo de licitação que tarda cerca de 45 dias após feito o empenho. Como cada unidade pode fazer apenas dois pregões por ano, o ideal é que sejam feitos com uma antecipação de seis meses. Kelly disse que um dos fatores que pode ter contribuído para a falta de material em algumas unidades é que em abril deste ano não havia pregão eletrônico para todos os tipos de material. Além disso, quando foi aberto o orçamento de abril, foi necessário primeiramente atender pedidos de material que haviam ficado atrasados, desde 2007, devido a falhas técnicas nos pedidos daquele ano.
“Muitas unidades deixam para fazer o pedido só depois que termina o material. Se tivermos informações sobre a média de consumo de cada unidade, poderemos fazer um planejamento para antecipar os pedidos”, sugere Fabiane Xavier, chefe da Divisão de Material. “Para garantir a qualidade do material solicitado, é importante que os pedidos venham com descrições detalhadas”, frisa.
Elas estudam estratégias para agilizar o processo no ano que vem, entre elas, a realização de um seminário na primeira quinzena de março, a fim de orientar as unidades sobre como e com quanta antecedência encaminhar seus pedidos. Por agora, a expectativa é de que os pedidos feitos no pregão de setembro cheguem até o final de dezembro.
*Por Paulo Otávio Pinho e Joice Lima (assessoria de imprensa da ASUFPel-Sindicato)
Este texto foi publicado originalmente no Jornal da ASUFPel-Sindicato de Novembro/2008
Blog da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas, criado pela Coordenação de Divulgação e Imprensa, com o objetivo de interagir diretamente com o associado e a comunidade em geral, debatendo assuntos não só de interesse da categoria, mas de toda sociedade, de forma crítica e participativa.
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5 comentários:
qta interatividade! como esta forma de escrita suscita a discussao dos associados, heim????????
As vezes, um chazinho de "te flagra" ajuda... Qto custa para manter esse importante meio de comunicacao "no ar"?
Como todas as contas do gmail, o blogspot é gratuito. Entretanto o sindicato pode usar recursos próprios com publicações, tais como o jornal mensal e anúncios pagos na imprensa em geral. Todas as despesas do sindicato são públicas e, se não são tacitamente autorizadas pela sua finalidade, são submetidas à assembléia geral, com convocação prévia, de acordo com o estatuto da entidade, disponível a todos os sócios na sede. Além disso, temos dois funcionários responsáveis pela administração e contabilidade da entidade, além de uma administradora e um advogado, que se encarregam de manter nossas atividades e gastos dentro dos limites legais. Ainda assim, se alguma coisa não estiver correta, temos um conselho fiscal, eleito por voto direto e universal, especialmente para verificar a regularidade de nossas contas e expô-las aos sócios. A ASUFPel tem quase 30 anos de história e acumulou um bom patrimônio graças às suas coordenações responsáveis. A interatividade é muito importante, é uma pena que ela se limite a este espaço, seria bom que os anônimos participassem dos debates em assembléia, fazendo críticas propositivas, ajudando a fazermos um trabalho cada vez melhor.
Gente, eu tenho uma sugestão de pseudônimo para o anônimo acima. Bem que ele poderia assinar como "mala-man" (ou woman).
Algo me diz que o anônimo Capachão é um só e, além de tudo, é uma anta! Só ele promove discussão no blog. E só leva pau. Jesus Cristinho, o cara não é nem sindicalizado, pode crer! Agora ele vai começar a blogar como um doido fazendo sua defesa. Mas faz o seguinte: pede pro resto da assessoria, qdo. a gente bloga várias vezes, dá prá conhecer a escrita.
que respeitabilidade adorável de se ver em um sindicato...para pensar... em tudo áté no apelido sugerido acima...sugiro que cada um de nós reflita e faça, crie pseudônimos para si mesmos, ou vai ser difícil???
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