sábado, 20 de dezembro de 2008

O objeto da discórdia

Ao fim de tudo, com moções aprovadas e os mais diversos protestos em assembléias de docentes e técnico-administrativas, resta saber o que é afinal o tal dossiê.
Muita gente sabe, poucos viram, é verdade, mas até quem viu não teve paciência para ler todo o seu conteúdo, pois sabe bem o que se passa aqui na nossa Universidade.
São três volumes encadernados, sendo o primeiro uma compilação de peças processuais e outros documentos do TCU e MPU, o segundo uma espácie de clipping com todo o tipo de notícias publicadas em vários meios de comunicações sobre os problemas da UFPel e o terceiro é uma continuação do segundo com um anexo de fotos dos movimentos dos estudantes nessa segunda metade do ano. Só isso? É, só isso!
Então se o dossiê é composto por material de conhecimento público, porque levar até Brasilía e entregar na mão do Ministro? Para ter certeza de que ele conhece a situação da nossa Universidade e que se for para nomear o reitor eleito pelo CONSUN, que faça ciente de tudo o que se passa por aqui.
Certo, mas ainda assim, porque tem tanta gente indignada com essa ação de dar conhecimento da nossa situação ao MEC? Isso realmente não dá pra entender. Depois de toda a discussão a respeito, ninguém disse até agora o porquê da revolta. Por que não foi decidido em Assembléias Gerais das categorias? Se fosse uma ação com que todos concordassem não haveria esse problema. Se tivéssemos ido à Brasilia, por exemplo, protocolar um pedido de pagamento de algum benefício para todos os servidores, que o MEC tivesse esquecido de pagar, ninguém faria moção de repúdio à direção do sindicato. O fato é que não há concordância em relação à necessidade de trazer à luz os problemas da UFPel. Por quê? Gostaria que alguém que tenha um posicionamento bem claro a respeito explicasse aqui o que está incomodando, ou mandasse para o nosso e.mail (asufpel@gmail.com) um texto de esclarecimento, mas sem essa conversa de não concordar com a decisão na comunidade, queremos saber por que são contrários ao dossiê.
Saudações sindicais e um ótimo domingo para todos!

37 comentários:

Anônimo disse...

Mas que coisa! Será que ainda não viram que quem de fato está/ficou terrivelmente incomodado com a moção de repúdio foi a diretoria de nossa Associação? Será que ainda não perceberam que foi abuso de poder desta diretoria se utilizar da ASUFPEL em prol de suas conveniências? Será que ainda não se deram conta de que muito bem podiam ir a Brasília, entregar quantos volumes julgassem oportunos ao MEC, ao MP, ou a qualquer outro lugar, fazendo uso apenas daquilo que de direito podem fazer uso, ou seja, seus próprios nomes?
As questões ficam por conta de tentar saber, os motivos que levaram a diretoria da ASUFPEL a falarem em nome dos outros. Acharam poucos os que compartilhavam com a idéia? Imaginavam-se mais fortes abrigando-se sob a sigla da associação? Foram a um só tempo: desrespeitosos conosco e covardes consigo mesmos. No que pese, a grande teatralidade que fazem, poupem-nos da mediocridade! Assumam o equivoco da estratégia política utilizada de forma pueril: ao subestimarem nossas inteligências, publicaram suas mazelas intelectuais. Façam-nos um favor: fiquem na periferia, está bem?
Bom domingo a todos!

Anônimo disse...

O anônimo aí é da turma dos que enrolam e não dizem nada! "se utilizar da ASUFPEL em prol de suas conveniências" mas que conveniências? Vai me dizer agora que tem diretor da ASUFPel querendo ser reitor da UFPel e pra isso quer derrubar o Cesar Borges!!!
Nooooossa!!! Que bafão! Quem será o novo candidato a reitor? Ediane? Darci? Adamoli? Vai ver que é a Rosane!!!!!
Olha, quem tá surtando pra defender suas "conveniências" é o bando de detentores de cargos gratificados que tava lá na Assembléia, e o anônimo, pelo comentário indignado deve ser um deles!
Olha só, mas é melhor responder a pergunta: por que o MEC não deveria ter recebido o dossiê?
Fico me perguntando o que será que esse povo dos sindicatos levou à vista do Ministro pra causar tanto temor...

Anônimo disse...

"estratégia política utilizada de forma pueril" Parece coisa de advogado, daqueles que enfeitam, complicam e não dizem nada, mas arrisco dizer que nesse caso é coisa de jornalista! Acertei?

Anônimo disse...

viu, ô gentinha do sindicato! fiquem na periferia!!!!
TA EXPLICADO! A MOÇÃO NÃO É DE REPÚDIO AO DOSSIÊ, NEM POR NÃO TEREM FEITO ASSEMBLÉIA, É À DIREÇÃO MESMO, POR QUEREREM APARECEM MAIS DO QUE OS FIGURÕES DA UFPEL!!!
e esse blog, heim, deve ter jornalista incomodado...

Anônimo disse...

Ei, minha gente! Nao eh que passei por aki, e bingo! Puxa! Acho assim, meu povo: todos sabem que sou capachao, mas nao burrao, nao eh?! entao: nao seria + facil admitir que deram um golpezinho na categoria? Fala serio!
Outra coisa: vces acham que fizeram uma grande coisa em carregar um monte de papel pra Brasilia? Acham que o MEC precisava desta forcinha de vces?
Pois tenho certo que nao! Assim como uma grande parte de nos, o MEC compactua com a preservacao do meio ambiente e solicita que tenham consciencia e imprimam restritamente o necessario. Logo, lixo impresso eh assim, digamos, uma postura equivocada a mais... Mas eh quase Natal ho ho ho

Anônimo disse...

Capachão, não é que tens razão, é lixo impresso mesmo, mas porque é lixo em qualquer formato... Lixo, sujeira, sacanagem, é disso que trata a papelada, MAS O PIOR É QUE É SUJEIRA PÚBLICA E QUEREM EMPURRAR PRA BAIXO DO TAPETE!
Essa gente é impagável! Até defensor do meio ambiente eles posam pra não ter que dizer porque temem o dossiê!

Anônimo disse...

Estou correndo o risco de não ter meu comentário aprovado, mas queria lançar uma proposta aqui. Estou apostando uma viagem à Brasília (classe "Reitor", não "sindicalista", ok?) como prêmio para quem responder a pergunta feita!!
Tenho certeza que esse post extrapola os 20 comentários sem ter alguém que diga o motivo do temor ao dossiê...
Certo, o prêmio é brincadeira, mas mesmo assim, tenho certeza que virá mto palavreado e defesas absurdas como essa do Capachão sem um único esclarecimento real.
Vamos lá minha gente, respondam à pergunta: POR QUE O DOSSIÊ NÃO DEVIA TER SIDO ENTREGUE AO MEC?

Anônimo disse...

Eu nao vou responder pq nao gostei do premio! Se for uma viagem alem mar, eu participo. Vces sabem que capachao questiona, mas tb responde...
Mas, antes de prometerem o premio, uma vez mais pergunto: jah devolveram para a nossa associacao os gastos da ida a Brasilia na classe sindical?

Anônimo disse...

Olá, como vão? Tenho me manifestado no blog do Rubens e hoje ao ver essa materia resolvi me manifestar aqui, também.
Sou servidor dessa Universidade há mais de 30 anos, participei dos movimentos sindicais e, com certeza, nunca vi nada igual.
Será que as "lideranças" sindicais não estã se dando conta de que a comunidade NÃO É CONTRA O TAL DO DOSSIÊ? Pois quem acusa deve arcar com o ônus da acusação. O que se ESTÁ CONTRA é a MANEIRA OPORTUNISTA de tentar legitimar uma ação que não foi DELIBERADA nas INSTÃNCIAS DELIBERETIVAS das Entidades, as AGs.
No que diz respeito ao desrepeito das categorias é isso. Já que não conseguem mais do 40-50 pessoas em AGs, tentam legitimar uma tal de Assembléia da Comunidade que foi isntituída na UFPel por ocasião do PROJETO GERES e com a concordância das AGs das categorias.
Não destruam o que temos de mais significativo na luta de nossos direitos na UFPel. Deixem de lado o ranço de quereram impor o Reitor, deixem que eles cumpram o mandato na suas UNIDADEs e se candidatem na próxima.
O César, queiram ou não, foi, no meu entender, legítima e legalmente eleito Reitor. Não queiram transferir a responsbilidade para outros, assumam.
No mais, um bom domingo e um bom período de turno único. Por falar em turno único, esse escândalo está no dossiê?

Anônimo disse...

Achei Genial! To de olho falou e disse! De resto eh botar fofoca na roda! apoiado!

Anônimo disse...

Gente, talvez focalizar o "objeto” da discórdia seja interessante nesta discussão. E assim, a tal papelada que passeou junto com a direção da ASUFPEL a Brasília, em nada tem haver com a clara, objetiva e franca posição de uma parcela significativa de associados que com boa disposição foram ao lugar próprio (AG) para com propriedade manifestarem seu repúdio a um tipo de prática que desqualifica e nos envergonha como filiados a um sindicato. Colegas de outras cidades, estão de cara com a ASUFPEL. Perdemos todos! Promoveram uma vergonha nacional. Estão sendo chamados de golpistas. Tiro no pé! Pena ter sobrado pra todos nós!

Anônimo disse...

ei! que demora pra atualizar... pra publicar o que lhes parece conveniente fazem plantao. E agora? Vamos logo! trabalhem!

Anônimo disse...

Minha nossa! Mas eu fui passar o domingo no Cassino e qdo. chego meu nome já tá em boca de Matilde? Só prá esclarecer pra quem não sabe: técnico-administrativo não pode ser reitor, tá bom? Como o pessoal faz questionamentos, né? Pena que não vão a assembleía (só as convocadas pelo reitor, claro) prá que possam tirar suas dúvidas.
- A quem perguntou se a ASUFPel vai devolver o dinheiro de passagens. Não vai, claro. Porque foi com legitimidade fazer a entrega do dossiê. Como direção da entidade, pode fazer isso. E pode ser questionada tbém. Está respondido. Na verdade, vcs. não estão preocupados com isso. Vide o reitor que vcs. tanto defendem fazer verdadeiras caravanas para a Espanha, Japão e sei lá mais onde e ninguém perguntar nadica de nada. Mas tudo bem, acredito que tbém possa. Creio que está tudo dentro do legal.
- A quem acredita que "ninguém pode aparecer mais que os figurões da UFPel" Olha, acho até que pode, sem problemas. Mas tá difícil! Andei olhando a mídia da cidade, e a pauta que este reitor nos dá é impressionante! Qto. a mocinha que aprovaram com umas 60 pessoas, entre elas, muitos cargos de chefia, vamos combinar, fica muito mais feio prá vcs que colocaram o nome por lá, né? Aliás, não se deram por conta que a direção já sabia de antemão o que vcs. iam fazer? Se não quisessem aprovar, nem teriam feito assembléia. A pauta (posse de Delegados) poderia facilmente ser adiada. Além do quê, quem dá a posse é o próprio Conselho de Delegados. O que a direção fez, foi dar mais corda pro reitor se enforcar. Afinal, no dia da assembléia ele foi prá mídia de novo. E afinal, não tava aqui no findi, cheguei agora. Ouviram foguetes? Saiu a nomeação?

Anônimo disse...

Mas ele anda por aqui! Só pode ser ELE, aquele que, firme como uma rocha, resiste a tantas administrações da UFPel. O primeiro comentário só pode ser do amigo. Fala, fala e não diz nada. E as palavras? Claro que não chega aos pés do nobre conselheiro Ernani (figuraço), mas o cara se esforça. "ao substimarem nossas inteligências, publicaram suas mazelas intelectuais". O que exatamente quer dizer isto, Jesus Cristinho?! E o tal do "pueril"? Mas o melhor de tudo é o "fiquem na periferia". Fantástico! Ficaremos, caro colega. Mas só porque o sr. mandou. Espera.

Anônimo disse...

Ô amigo, a direção já explicou centenas de vezes que não entregou o dossiê em nome da categoria. Entregou em nome da direção. Ela pode fazê-lo. Assim como o reitor pode, como administrador, tbém tomar decisões políticas. Ele as toma. A direção da ASUFPel tbém. Justamente porque não pensam política da mesma maneira é que dá esse ranço todo. Que o reitor faça política na UFPel, onde é reitor legitimamente eleito para o mandato que está ocupando até dezembro, tudo bem. Mas, existem irregularidade apontadas que devem ser averiguadas. Ou alguém acha que não? E que, para este próximo mandato, não houve eleição democrática, todos sabemos. Não venham desviar o foco achando que vai sobrar pro sindicato porque não vai. Vcs. tentaram mandar prá cima do Palombo. Não deu certo. Aliás, tô curiosa, esta tática tão esperta foi idéia de jornalista? Nunca tinha visto nada igual. Depois de comprarem briga com as entidades, com os alunos, se matarem dentro do grupo a ponto de escantearem o vice anterior, o gênio da lâmpada resolve brigar com o Judiciário??? E vcs. acreditaram que ia dar certo? Mais: vcs. realmente acreditaram que o Cesar não ia ser nomeado? Não só ia, como vai, tenho certeza. Mas que a rédea de vcs., que era frouxa, tá apertada. Ah, meus amigos, isto tá. Pessoalmente, tô feliz. Tava enjoada de ver aquele papo de Cesar, um quase "companheiro". Prá quem quase conseguiu acabar o mandato como herói, a queda foi feia.

Anônimo disse...

Ô Capachão, não queria te magoar, mas já que tu abriu o flanco. É tu que acredita que não é burro, né? Ninguém te disse isso, né? Vou te contar: mas tô achando que tu é muiiitttooo burro. Tudo bem, tem espaço prá todos neste mundo, não te desespera. Além do quê, graças ao bom Deus, tu estás entre os teus. Se tu estivesse do lado de cá, eu ia ficar preocupada. Sabe como é, em terra de cego, quem tem um olho é rei. Tu irias ser a exceção. E o que é o "restritamente" necessário mesmo?

Anônimo disse...

Pois é, TÔ DE OLHO, tu mesmo disseste; "no meu entender". Pois é. No TEU entender. Será que tu entendes mesmo?

Anônimo disse...

Que bom! Todos felizes! Ritmo natalino! Obvio, Cesar ja foi nomeado na sexta passada. Agora so nos resta cantar: jingobel, jingobel, acabou o papel...
Qtos as demais explicacoes.... tudo papo furado! Felizmente a UFPEL mostrou a todos que eh maior do que os guetos...
Cantem tambem! Fica mais facil aceitar o que ja sabiam...

Anônimo disse...

Oi meu povo... Que coisa! Me magoaram muito! Nao por me dizerem que sou muiiittoo burro, mas pq nao se olham no espelho. Nao entenderam o obvio? Quem eh que carrega peso e ainda se sente orgulhoso e confortavel????????????
Adivinha? Pois eh... nao eh capacho nao! Quem serah?

Anônimo disse...

o To de olho esqueceu que so quem ENTENDE TUDO e POR TODOS e a DIRETORIA da ASUFPEL. Os demais, todos bobocas, capachos, burros e outros adjetivos que de longe se percebe o qto somos bem representados. Aguardem! Uma nova diretoria faz bem! Renova! Fortalece!

Anônimo disse...

Amigo TÔ DE OLHO: sobre o "escândalo" das 30h a que te referes. As 30 horas foram implantadas porque um decreto do presidente Lula permite isto. Já que és tão bem informado, com certeza tens em mãos o dito cujo. Mais: só foi implantado porque o atual reitor (temos que ser justos) o fez. Como? Vou contar desde o início. Primeiro: foi promessa de campanha. Tá bom, tá bom, não justifica nada, sabemos que promessas não são para serem cumpridas. Ainda mais vinda do atual reitor, né? Mas esta foi. Fazer o quê? E como? O próprio reitor concordou com isto. Mais: fez com que quase todos os conselheiros votassem a favor. Se não me engano, tivemos apenas dois votos contrários. No que pese eu achar que foi uma boa medida implantada pelo reitor, esta é mais uma façanha Cesar Borges. Eu concordo e acho imprescindível para o bom andamento da UFPel. Mas, se tu não concordas, reclame a quem merece. Ah, grande mostra de poder: o Magnífico conseguiu fazer com que alguns professores e diretores de Unidade que sempre se posicionaram contra as 30h votassem a favor. Só não me pergunte como. Agora andam esbravejando por aí, reclamando das 30h. Mas estavam lá, no Conselho, com o dedidnho em pé, brincando de "seu rei mandou"!

Anônimo disse...

É verdade, uma nova diretoria, com certeza, irá renovar. Isto é o óbvio. Não tenho tanta certeza é se isso, de fato, ocorrerá. Não esqueçam, colegas, temos uma categoria que, acredito, ou concorda ou é omissa em relação a gestão Cesar. Tudo bem. Ninguém é obrigado a botar a boca no trombone. Agora, esta mesma categoria, tbém sabe quem vai defender as nossas pautas. Podem até querer (ou temer) uma administração como a do Cesar. Digo isto porque elegeram ele para o mandato que está acabando. Agora não sei. Não tenho claro que reelegeriam o Magnífico. Antes que se pudesse decidir algo a eleição já havia acontecido dentro do Conselho. Que pena prá ele. Acredito (intuição tão-somente) que ganharia a eleição em qualquer tipo de voto. Mas voltando: esta categoria tbém não é boba. Pode não querer briga com o reitor, mas não vai entregar de bandeja o sindicato prá deixar o governo federal tomar conta.Digo mais: pelo que me toca, se é para defender pauta de pelego, prefiro ficar na oposição. Cada um no seu quadrado. Já imaginou, que beleza, o Cesar com a UFPel e com o sindicato? O Lula vai mandar e ele acatar. Afinal, não foi isto que garantiu sua nomeação? É o que dizem.

Anônimo disse...

Bah, mas o Capachão voltou com suas perguntinhas óbvias. Não o conheço, mas fico imaginando um bonequinho gritando: -Quem será, quem será? Porqu eé só isso que faz. Contribuir prá discussão,necas.
Aliás, Capachão, qual o problema do dossiê, hein?
Psssiu!Vou contar um segredo prá vcs. : vou fazer como ele. Só perguntinhas óbvias a partir de agora.

Anônimo disse...

Dá prá ver o nível. O anônimo das 15h pede prá botar "fofoca" na roda! Espero que seja o capachão. Dois destes não dá prá aguentar! E isso que o Capachão confessou que não foi assembléia. Que trio: ele, Sergio e Paulo Brum. O triunvirato. Valei-me São Jorge!

Anônimo disse...

Tchê, mas é a turma da claque! A única coisa que fazem é cantar jingle de Natal. Mas que bela diretoria de sindicato esta turma vai dar! A gente vê pelas táticas brilhantes: gritar na frente do Ministério Público (ou seja, pro santo errado). Não querem denúncias (vide dossiê). Pautas importantes são as assistencialistas (declaração de colega em assembléia), e por aí vai...
Pois tbém não vão levar. Vcs. estão comprando gato por lebre. O governo federal quer a UFPel com o Cesar e o sindicato com o grupo dele. Apesar do Marroni ter oposição lá dentro, ainda assim é melhor estes que esta nova turma que pretende entrar. E ao menos a gente mantém o nível. Vcs. vão ter que continuar com esta FGzinha aí. Não conseguirão cargo de diretor nem por aí, nem pelo sindicato.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 17:52, de 21/12/2008:
Entendi perfeitamente a IRONIA. Você sabe escrever. Parabens.
No mais, ho ho ho ho ho ho!!!!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde estavam estes colegas tão "democráticos" qdo. o reitor fez a eleição dentro do Conselho.Já não é a primeira vez que o reitor promove eleição sem consulta a comunidade. A outra vez, em seu primeiro mandato, meteu a Profa. Inguelore boca abaixo. E ele nem pode dizer que as "entidades não se entenderam" como alega agora. Desta vez fez a mesma coisa. Não quiseram nem esperar que os sindicatos tentassem uma assembléia da comunidade para chegarem a um acordo. Prefirou se garantir. Ah, já sei! Vcs. vão puxar da manga a cartilha da "legalidade", né? Tá bom, mas só não se façam de ultrajados. Isso não cola, caríssimos.

Anônimo disse...

Espero que, a partir de agora, todos que estavam presentes na assembléia da ASUFPel siga indo para que possamos trabalhar junto com aqueles que estão sempre por lá. Fica feio aparecer só qdo. lhes interessa. Vcs. tinham meu respeito. Acho que a administração vinha fazendo um bom trabalho até agora. Mesmo com problemas, que todos tem, conseguia tocar o trabalho. Nesta assembléia vi um monte de gente xingando colegas que, bem ou mal, tocam o sindicato. Respeito é prá todos. Nunca havia acontecido isto em assembléia da ASUFPel até este pessoal aparecer. Muita gente não conheço nem de dentro da UFPel. O pessoal do sindicato diz que são da Fundação. Mas o Sergio e aquele outro não são. E foram os que mais promoveram a bagunça. Esse sergio costuma ir e ninguém dá bola para as coisas que fala. Nunca consegue aprovar nada. E tbém nunca propõe. Sempre sai reclamando mas nunca tinha dito palavrões. Tenho a impressão que nem sabe o que se passa. Diferente do Deraldo e do Chico, que tbém não são desta direção, mas nunca faltaram com o respeito aos colegas do sindicato. Estes outros faltaram com respeito a colegas que, mesmo qdo. não concordo com eles, me respeitam. Vou esperar a publicação no jornal para saber quem assinou. Assim podemos ver quem é cargo ou não. Acho que cometem muita injustiça com o Prof. Cesar. Ele não é esta pessoa antipática, como parece que todos pensam que é. Tem coisas erradas, mas não dá para controlar tudo. O que é certo a gente tem que dizer. Mas tbém tenho que dizer que isto que fizeram para a direção da ASUFPel foi muito feio. Não concordo com isso. Não tenho filhos na Fundação, mas acho que tem que dar emprego. A vida tá dificil e tem muito colega que se dedicou a vida toda para a universidade. Qual o problema de empregar seus familiares? O Prof. Cesar é um homem bom e só quer ajudar as pessoas que ele conhece. Obrigado.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Sobre o porquê do dossiê e a respeito de por que alguns são contra o envio do mesmo ao MEC, não tenho muito mais a dizer, penso que os colegas já explicaram muitas vezes e muito bem. Deve ser porque a resposta a tudo isto é mesmo muito óbvia.
No momento saõ outras perguntas que "andam na cabeça e andam nas bocas", ou seja: Queremos todos saber onde estão os "companheiros de luta" Tony, Margarete, Pica-Pau, Adamoli...? Estão quietinhos em casa esse tempo todo aguardando a nomeação do César? Ou pior, não estão quietinhos, estão trabalhando mesmo na surdina pela nomeação do César junto com Marroni, Míriam e, quem sabe, Miltinho...??? É PTzada, assim fica difícil continuarmos juntos na luta. As urnas municipais já não lhes responderam de que lado devem estar? O que mais falta pra se darem conta de que o povo quer um mínimo de coerência? Vocês rasgam a própria história. Apoiar o César? Francamente, não dá!
Pra quem já foi direção de sindicato, virar as costas desse jeito num momento difícil, de muita peleia com a reitoria e com todo este povo que vai a cabresto em nossas assembléias, é no mínimo, estranho. Se estou errada apareçam, dêem as caras e mostrem de que lado vocês realmente estão. Gostaria muitíssimo de estar enganada e que vocês viessem nos ajudar na luta.

Bom, mas a história sempre faz com que tudo venha à tona... De um jeito ou de outro, acabamos sempre sabendo quem está do lado de quem...

Anônimo disse...

Bah, mas já me perguntaram se fui eu quem postou o comentário sobre os antigos companheiros! Não, não fui eu. Se fosse, assinava. Não que discorde de tudo que está escrito. Confesso que tbém tenho algumas dúvidas que o anônimo tem. Mas eu não colocaria nomes na roda. Ademais, minha gente, me errem volta e meia. Não sou responsável pelo que está acontecendo na UFPel e não sou, de jeito nenhum e graças a Deus, a única indignada com os fatos. Bom Natal a todos. Bjs. Rosane

Anônimo disse...

Que eh isso? Seculo xxi, e lah estao eles com seus maravilhosos argumentos de "lados"?????
Gente: leiam! Vejam que existe ideias apos a era dos binarismos! A complexidade existe! E, por favor, a leitura faz bem! Quem sabe, heim???

Anônimo disse...

oi gente! Capachao tah MUIIIIIIIIIIIIIIIIIITOOOOOOOOOOOOOOOOO Feliz! Que 2009 seja muuuuuuuuuuuuuuuuuutooooooooooooooo melhor pra mim! ah! e pra todos...

Anônimo disse...

Tenho uma pergunta:
A UFPEL JÁ FOI POSSUÍDA ? O SEU DONO JÁ TOMOU POSSE ?

Anônimo disse...

Capachão acabou de revelar a que veio: se desejou um ano muito melhor prá ele. Ah! E pros outros tbém. Obrigado, Capachão. Mas uma dica: escancarando tanto esta tua personalidade solidária, vai acabar perdendo a graça. Ah, lembrei! Para os que não entenderam a ironia, indico que está presente no texto. O Capachão entendeu. Essa, ao menos.

Anônimo disse...

Será que o anônimo das 14h58min poderia traduzir? Binarismos e complexidade fazem exatamente o quê, neste contexto? Assim a gente não vai querer ler...Aliás, parece que, realmente, muita gente não quer entender.