O texto da Rosane virou polêmica, está nos jornais e "na boca do povo". Causou uma grande confusão e não se sabe até onde vão as consequências. Infelizmente, enquanto isso acontece, o edital do Vestibular de Verão saiu, e saiu sem cotas. A discussão vai ficar para outro momento, como sempre acontece.
Veja a íntegra:
http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/download/2009/edital_113_2008doc.pdf
Blog da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas, criado pela Coordenação de Divulgação e Imprensa, com o objetivo de interagir diretamente com o associado e a comunidade em geral, debatendo assuntos não só de interesse da categoria, mas de toda sociedade, de forma crítica e participativa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
É sempre assim, quando parece que um assunto vai finalmente entrar em cena, vem alguém pra desmobilizar, por isso as coisas não andam! Agora vão se preocupar em castigar a Rosane Brandão pelo que disse sem querer e deixar de lado o que é importante! Afinal, onde está o movimento negro na ASUFPel? Os vigilantes fizeram GT Segurança, os Aposentados fizeram GT Aposentadoria, o pessoal do HU fez GT Saúde... E os negros onde estão? Porque não criam um GT de questão raciais como tem em outros sindicatos e começam o debate? Tem que vir uma branca tentar falar do que não entende! Olha por mais que ela estude o assunto, nunca vai saber o que é sentir na pele o preconceito. Os conceitos a gente aprende, o sentimento não! Ler o texto da Rosane revolta, quando a gente não sabe do que ela está falando, porque ela usa frases que ouvimos todos os dias, e elas dóem em "ouvidos negros", isso ela nunca vai entender... Mas eu entendi o que ela tentou fazer, de forma infeliz, mas tentou.
Queria chamar os servidores negros para procurarmos a ASUFPel e tentar abrir esse canal, já!
Ma s se a Rosane não é negra, é, no mínimo, mestiça.
E seu marido é.
Isso é caça as bruxas!
NÃO FALEM EM MEU NOME.
SOU NEGRO. NÃO ESTOU COM ESTA DECLARAÇÃO BUSCANDO TORTURAR O ÓBVIO. TAMBÉM NÃO ESTOU TENTANDO ME COLOCAR COMO O UNICO CAPAZ DE ENTENDER E SENTIR AS DORES CAUSADAS PELA HISTÓRIA PASSADA E PRESENTE VIVENCIADAS PELOS NEGROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO-POLÍTICO, ECONÔMICO E CULTURAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA.
SÓ ESTOU TENTANDO COLOCAR A POSSIBILIDADE DE UM OLHAR, AINDA QUE NEGRO, DIFERENTE SOBRE O FATO EM TELA.
CONHEÇO ALGUNS DOS BRAVOS LUTADORES QUE BUSCAM EM NOSSA CIDADE ORGANIZAR AS DEMANDAS DA POPULAÇÃO NEGRA.QUE BUSCAM NO SEU DIA-A-DIA CONSTRUIR MOMENTOS ONDE POSSA SER MOSTRADO QUE A CIDADANIA COMEÇA QUANDO TEMOS AFIRMADO A CONSCIÊNCIA DO DIREITO A TER DIREITO. EU OS RESPEITO.
CONHEÇO ROSANE BRANDÃO,TEMOS ALGUMAS DISCORDÂNCIAS POLÍTICAS, AS VEZES NA ANALISE, AS VEZES NO ENCAMINHAMENTO, MAS NADA QUE NOS IMPEÇA DE ESTARMOS LADO A LADO NA AÇÃO;SEMPRE REFERÊNCIADOS PELO DESEJO DE COLETIVAMENTE CONSTRUIRMOS UM NOVO MUNDO, ONDE A PROMOÇÃO DA EMANCIPAÇÃO E FELICIDADE GERAL SEJA O OBJETIVO DE TODOS.CONSIDERO ROSANE UMA COMPANHEIRA NA LUTA.
ISTO POSTO, PENSO TER LOCALIZADO O LUGAR DE ONDE ASSISTO O QUE ESTA OCORRENDO. E PELO QUE VEJO TUDO ISSO NÃO PASSA DE UM MAL ENTENDIDO.
ROSANE TENTA NO TEXTO INTEIRO MOSTRAR UMA LINHA DE PENSAMENTO QUE EXISTE SIM, NA UNIVERSIDADE E NA SOCIEDADE. COM CERTEZA ESTE SEGMENTO CONSERVADOR DA "CLASSE MÉDIA" EM NADA SEDUZ A MILITANTE ROSANE. CONCORDO QUE NA FORMA COMO SE APRESENTA O TEXTO ELE ABRE A POSSIBILIDADE DE QUE SEJAM FEITAS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES, MAS NA MEDIDA EM QUE ESTAMOS TRATANDO DE UM RELACIONAMENTO QUE SE ESTABELECE ENTRE ENTIDADES (ÉTNICA/SINDICAL) E MILITANTES DESTAS ENTIDADES ME PARECE MAIS PRUDENTE QUE SE BUSQUE NO MINIMO SABER QUEM ESTA ESCREVENDO? QUAL SUA TRAJETÓRIA? SEGUIR IMPULSOS APRIORÍSTICOS QUE NOS LEVAM A BUSCAR PROTEÇÃO DAQUELES QUE NOS OPRIMEM (JUSTIÇA BURGUESA)NÃO ME PARECE O MELHOR ENCAMINHAMENTO.
O TEXTO DE ROSANE APRESENTA ALGUNS PONTOS QUE DEVEM SER DISCUTIDOS PELO MOVIMENTO NEGRO E COM CERTEZA ELA NÃO SE FURTARIA DE ESTAR PRESENTE:
-DE ONDE VEM? A QUEM EFETIVAMENTE SERVEM OS ATUAIS PROGRAMAS DE INCLUSÃO SOCIAL?
- NO QUE DIZ RESPEITO AO INGRESSO DIFERENCIADO NO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR ESTA É UMA DISCUSSÃO A SER FEITA PELA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA MAS QUE DEVE SER BALIZADA PELOS MOVIMENTOS EXTERNOS, ENTÃO, DE QUE FORMA ESTA POLÍTICA DEVE SER IMPLEMENTADA?
- DE QUE FORMA DE DARÁ A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAREM POR ESTAS MODALIDADE?
RESPEITO, REPITO, AS MULHERES E HOMENS QUE DÃO VIDA AO MOVIMENTO NEGRO EM PELOTAS.MAS NÃO CONCORDO COM O PROCEDIMENTO DADO A ESTE TEMA. NÃO CONCORDO PORQUE ACHO QUE NÃO FOI FEITA A MELHOR LEITURA DO TEXTO. NÃO CONCORDO PORQUE CONSIDERO QUE A QUESTÃO ÉTNICA/RACIAL, AQUI MAIS ESPECIFICAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A POPULAÇÃO NEGRA,PARA SER RESOLVIDA PRECISARÁ CONTAR COM A FORÇA DOS DEMAIS SETORES DO QUE PODEMOS CHAMAR, AINDA, DE SOCIEDADE CIVIL.DENTRE ESTES DEVEMOS BUSCAR NOSSOS PARCEIROS; E COM CERTEZA A ASUFPEL E ROSANE ESTARÃO ENTRE ELES. E PARCEIROS RESOLVEM SUAS QUERELAS DE OUTRA FORMA.
GOSTARIA QUE SE BUSCASSE UMA OUTRA FORMA PARA DAR UM ENCERRAMENTO A ESTE MAL ENTENDIDO QUE JA CAUSOU SERIOS PREJUIZOS A QUEM SEMPRE ESTEVE E CONTINUARA COM CERTEZA LUTANDO AO LADO DO MOVIMENTO NEGRO.
ENQUANTO ISSO ME RESTA DIZER QUE O MOVIMENTO NEGRO NÃO ESTA FALANDO EM MEU NOME. EM NADA ME SENTI AGREDIDO, AO CONTRÁRIO RECONHEÇO NO TEXTO A BUSCA DE SE COLOCAR NA PAUTA DA COMUNIDADE UNIVERSITARIA UMA DISCUSSÃO SOBRE UM TEMA AO QUAL TODOS TERÃO DE SE POSICIONAR.
DON OBÁ
parem c essa bobagem de falar mal da rosane,pois eles não chegam aos bancos universitarios porque não qerem...oportunidade todos tem...a escola pública é aberta a todos...
Não concordo com o comentário do anônimo das 10:42, e pelo que sei, nem a servidora Rosane concordaria, uma vez que sempre fez uma defesa aberta sobre a necessidade da implementação das cotas nas universidades.
Acho que o sistema de cotas talvez até não seja o ideal, mas certamente é o primeiro passo para que possamos saldar a dívida que a nossa sociedade tem com os afro-descendentes, que sempre foram excluídos, que até hoje sofrem preconceito e que, como é notório, não tiveram e não têm as mesmas oportunidades dos brancos.
Postar um comentário