quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Professores, técnicos-administrativo e estudantes da UFPel mobilizados para garantir a gestão democrática da universidade


As comunidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu início a um movimento unificado com o objetivo de fazer valer, na universidade, o princípio da gestão democrática da educação, assegurado no art. 3º, inciso VIII, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Com esse objetivo foi estabelecido no dia 24 de agosto o Fórum contra a Precarização e pela Democracia na UFPel, instância que reúne professores, servidores e estudantes, representados por seus sindicatos e associações. A meta inicial do Fórum é de reunir informações sobre a estrutura, orçamento e a aplicação dos recursos na universidade. Além de dar início a uma rodada de reuniões nas diferentes unidades da UFPel, os dirigentes do Fórum também encaminharam ofícios à Reitoria solicitando informações sobre a aplicação do orçamento da instituição.

Na tarde de ontem (5/9) representantes da Associação dos Docentes da UFPel (ADUFPel), Associação do Servidores da UFPel (ASUFPel) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) reuniram-se com os diretores dos institutos de Biologia e de Física e Matemática, no Campus Capão do Leão.

Terça (6/9) houve reunião com o reitor César Borges. Durante o encontro os docentes, servidores e estudantes reforçaram o pedido de prestação pública das contas da universidade. Nos próximos dias, uma comitiva de representantes do Fórum deverá se reunir com os procuradores da República em Pelotas, com o objetivo de solicitar auxílio para obter tais informações e, também, para convidá-los a acompanhar as atividades da entidade.

Nenhum comentário: