sexta-feira, 15 de abril de 2011

ASUFPel-Sindicato acompanhou aula inaugural para para assentados do MST


A ASUFPel-Sindicato acompanhou o início das atividades da primeira turma de Medicina Veterinária para assentados da reforma agrária no Brasil. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveram, nesta quinta-feira (14/04), aula inaugural com o professor Humberto Tommasino, pró-reitor da Universidade de la República (UdelaR), no Uruguai. O presidente do Incra, Celso de Lisboa Lacerda, o reitor da UFPel, Antônio César Gonçalves Borges, e o superintendente regional interino do Incra/RS, Roberto Ramos, participam do evento.

Tommasino é médico veterinário, mestre em Extensão Rural e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Ele falou sobre o tema "Medicina Veterinária e desenvolvimento do campo". A Turma Especial de Medicina Veterinária é uma parceria entre Incra e UFpel, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A iniciativa é de 2007, mas os 60 alunos só puderam iniciar as aulas este ano: o curso foi suspenso por liminar do Ministério Público Federal de Pelotas. O processo foi revertido com decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no ano passado, garantindo o direito dos assentados.

As aulas iniciaram neste ano em regime de alternância, ou seja, os estudantes passam de 80 a 120 dias na Universidade e depois mais dois meses nas suas comunidades, realizando trabalhos acadêmicos e de pesquisa prática.

Fontes: Incra e site do MST

Nenhum comentário: