Por conta das alarmante estatísticas, o dia 18 de maio foi instituído, pela Lei Federal nº 9970/00, como o Dia Nacionbal de Luta contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
18 de maio
No ano passado foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República.
Em 2009 houve
9.638 registros de abuso sexual,
5.415 de exploração sexual,
229 de pornografia;
63 de tráfico de crianças.
Jan a abr/ 2010:
Já são 4.000 ocorrências de violência sexual contra meninas e meninos, de diversos tipos.
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo (ES) um crime chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Crime que apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.
Todos nós devemos estimular e encorajar as pessoas a denunciarem, revelarem situações de violência sexual e lutar, nos diversos fóruns que fazemos parte, para que existam ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento a esse crime.
** retirada na página da FASUBRA
www.fasubra.org.br
Blog da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas, criado pela Coordenação de Divulgação e Imprensa, com o objetivo de interagir diretamente com o associado e a comunidade em geral, debatendo assuntos não só de interesse da categoria, mas de toda sociedade, de forma crítica e participativa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário