terça-feira, 9 de novembro de 2010

ASUFPel encaminha documento cobrando transparência da DN da FASUBRA

Após marcar Plenária Nacional para os dias 19 e 20 de novembro e adiar essa Plenária para os dias 10 e 11 de dezembro próximos, sem qualquer alerta às entidades de base, a Direção Nacional da FASUBRA ainda não divulgou a pauta do encontro.
Em função disso e do sistemático descumprimento do estatuto e de deliberações de Plenárias, a ASUFPel encaminhou documento à DN da FASUBRA cobrando providências.
Segue abaixo a integra do documento.
---------
ASUFPel-Sindicato
Filiada a FASUBRA/CUT
Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão
Fundado em 31 de Julho de 1979 – CNPJ 89.878.284/0001-27
Rua 15 de Novembro, 262 – CEP: 96015-000 – Pelotas - RS
Fone: (053) 32786116 – Fax: (053) 32786055
e-mail: asufpel@gmail.com


Pelotas, 09 de novembro de 2010

Prezados Companheiros da Direção Nacional da FASUBRA

Embora não tenha sido destacado, notamos, pelo desencontro de informações das agendas dos dois últimos IDs, que a Plenária da FASUBRA, que estava marcada para 19 e 20 de novembro, foi transferida para dezembro.
A direção da ASUFPel já havia pautado a participação nessa plenária em reunião de direção e pretende chamar em breve a AG para escolha de delegados, no entanto, notamos que a pauta ainda não foi divulgada e, como já mencionamos em outras oportunidades, gostaríamos de conhecer a pauta para escolher os delegados. Isso se justifica, pois a nossa entidade tem diversos grupos de trabalho, entre os quais a nossa base se divide por aptidões e motivações pessoais e por isso, de acordo com os assuntos que forem pautados, pessoas diferentes podem ter interesse em participar da plenária. Além disso, temos o hábito de fazer reuniões com nossos delegados antes da plenária para repassar informações, documentos e tudo mais que subsidie uma participação qualificada, e isso também fica prejudicado com a demora da divulgação da pauta.
Dessa forma, queremos reiterar nosso pedido de que a DN se esforce para divulgar além das datas, também a pauta das plenárias em seus IDs, destacando ainda que existem outras bases como a nossa, que estão distantes de Brasília, e que precisam de tempo para organizar o deslocamento de seus delegados.
Lembramos ainda que existe uma deliberação da plenária de março a respeito do CONFASUBRA que deve ser observada quando da definição da pauta. O "acordão" da DN que retirou da agenda de 2010 o nosso congresso político também definiu que, logo após a eleição, seria marcada uma plenária para definição do XXI CONFASUBRA. Sabemos que, em respeito aos prazos estatutários, o congresso somente poderá acontecer em 2011, porém esperamos que haja discussão com prazo hábil para definições importantes, tais como local, data e, principalmente, o caráter desse congresso.
Destacamos ao abrir mão do congresso de 2010, assumimos a realização de dois congressos em um, no ano de 2011 - eleitoral e político. Queremos enfatizar nossa posição em defesa desse encaminhamento e do entendimento da importância da realização de um congresso político, não só em função de não concordarmos com o descumprimento sistemático do estatuto que prevê congressos políticos periodicamente, o que não acontece há vários anos, mas também por entendermos que discussões sérias como, por exemplo, a estrutura sindical não podem ser deixadas em segundo plano durante mais um ano.
Dessa forma, acreditando no compromisso com a base e na seriedade da DN, aguardamos a divulgação da pauta da plenária de dezembro com a maior brevidade possível.


Saudações sindicais


Coordenação da ASUFPel-Sindicato

* O Documento ainda não foi publicado nos Informes de Base da página da FASUBRA (www.fasubra.org.br)

Nenhum comentário: